Diagnóstico socioeconômico: atendimento no p.s.f. a saúde da criança.
O atendimento das crianças no P.S.F. hoje é um processo acompanhado de perto pelos Assistentes Sociais. Através deste programa buscamos firmar a atenção à saúde da criança, neste caso específico, contribuindo para a promoção da saúde da mesma visando principalmente diminuir a mortalidade infantil. Para que se chegue a estes objetivos a equipe do P.S.F. deve considerar a vida comunitária, o contexto familiar, e desenvolver um processo ligado ao Serviço Social.
O objetivo do P.S.F., portanto de acordo com BRASIL (1997), seria contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS, imprimindo uma nova dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde com definição de responsabilidades entre os serviços de saúde, e a população.
O Serviço Social desempenha um papel importante nesta construção, pois assumiu um compromisso ético com a democracia, liberdade e principalmente justiça social. Como está definida pelo Ministério da Saúde a equipe básica do P.S.F. deve ser composto por um médico de família ou generalista, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, considerando que outros profissionais de saúde podem ser agregados e como o Assistente Social é reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde como profissional de saúde este profissional não só pode como deve ser agregado a este quadro.
Hoje o atendimento das crianças no P.S.F. na cidade de Araporã, é relativamente satisfatório, pois os números e índices de mortalidade infantil diminuíram consideravelmente das décadas anteriores até hoje, considerando um resultado mais satisfatório ainda, visto que os números de doenças e mortes prematuras já eram pequenos anteriormente.
Iremos discutir a partir de agora, portanto, o papel da atuação do Serviço Social no atendimento do P.S.F. com relação à saúde da criança.
"ATENDIMENTO NO PSF: A SAÚDE DA CRIANÇA"
Para este trabalho escolhi falar do Atendimento no