O lado obscuro da gestão de talentos
1. AS organizações podem superestimar a importância de pessoas talentosas?
R: A presença de profissionais talentosos é fundamental em qualquer empresa, porém, cada profissional deve ter ciência de que o crescimento de sua empresa não depende única e exclusivamente de seu trabalho e sim da sinergia de todo o grupo. A empresa é responsável por criar esse clima organizacional, enfatizando sempre a importância de cada indivíduo com suas próprias competências visando um objetivo maior que é o crescimento e desenvolvimento de toda a organização sem subestimar ou superestimar nenhum de seus funcionários.
2. O que o caso mostra sobre o lado obscuro da gestão de talentos?
R: Que o “coaching” deve ser muito bem estudado, preparado e desenvolvido de acordo com a política e a ética defendidas pela organização, visto que, qualquer tipo de excessos acarretará em um prejuízo quanto ao desempenho destes funcionários em suas funções e também no convívio com os demais colegas de trabalho. Ainda que a empresa esteja focada na procura de talentos ela nunca deve cometer certos erros na introdução deste novo funcionário ao ambiente de trabalho e sempre desenvolver o trabalho em equipe para que todos se sintam parte da empresa de forma efetiva.
3. Sob que outras perspectivas deve este caso ser analisado?
R:. Além das qualificações profissionais, em todos os processos seletivos também devem ser avaliados a capacidade do candidato para liderar e ser liderado, juntamente com a capacidade de trabalho em conjunto, focado muito mais nos ganhos de experiência profissional do que propriamente no retorno financeiro que suas atitudes e especulações poderão trazer como