Resenha perspectivas em ciência da informação “gestão do conhecimento e teoria da firma”
KELLY TATIANE GLASORESTER
RESENHA:
II Perspectivas em Ciência da Informação
“Gestão do conhecimento e teoria da firma”
Novo Hamburgo
2011
KELLY TATIANE GLASORESTER
RESENHA
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
Professor Renata Bastos Dellamea
Novo Hamburgo, Junho de 2011
Oliveira, Antonio Braz de, e SilvaI; Marta Araújo Tavares FerreiraII Perspectivas em Ciência da Informação “Gestão do conhecimento e teoria da firma”
IDoutor em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Especialista em Economia (IEI/UFRJ). Bacharel em Administração Pública (EBAP/Fundação Getúlio Vargas), analista sênior do IBGE
IIDoutora em Engenharia Industrial e Gestão da Inovação Tecnológica (Ecole Centrale Paris), Diplomada em Estudos Aprofundados em Economia Industrial (Université Paris IX-Dauphine), Mestre em Engenharia de Produção (PUC Rio), professora visitante na Universidade de Montreal em 2001, professora adjunta da PUC Minas e professora associada da UFMG.
O artigo científico trata da gestão do conhecimento, em como ele atua dentro das empresas e na forma como a teoria das firmas, interfere nessa gestão, pela sua forma de se estruturar e organizar facilitando assim a tecnologia de informação. Os autores ressaltam que as firmas são tratadas como uma “caixa- preta”, pelo fato de não se interessarem pelo funcionamento das suas estruturas, focando apenas na produção.
No primeiro tópico os autores comentam do sistema econômico que é influenciado pela maneira como as empresas se comportam na condução dos seus negócios, que são definidas pela administração da empresa. No artigo se aborda em como as firmas no seu processo de decisão afetam o seu desenvolvimento.
O objetivo dos autores nesse artigo é ressaltar a importância das discussões das praticas da gestão do conhecimento, com base teórica na teoria das firmas. Para elaborar esse artigo os autores utilizam da contribuição teórica de vários