Diagnóstico organizacional
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Por meio deste presente trabalho, será exposto um pouco da situação econômica, a nível nacional, regional e municipal. As organizações hoje se encontram inseridas num cenário onde as demandas são cada vez maiores e os recursos cada vez mais escassos, sejam eles materiais ou humanos.
A forma como uma organização é administrada, e a gestão utilizada no seu bem mais precioso – os colaboradores – são fatores fundamentais, que podem fazer com que a empresa se solidifique no cenário em que está inserida e, sobreviva num mercado de competição tão acirrada, como está se tornando o nosso.
Alguns fatores, como tecnologia, relações interpessoais e o contexto econômico, são determinantes para o bom desempenho interno da organização. E nesse trabalho, esses fatores serão vistos e abordados com o enfoque de um profissional da área de Gestão de RH, não inserido no cotidiano da empresa, com um parecer técnico e profissional. Muitas vezes os funcionários não conseguem enxergar alguns agravantes, e um profissional externo capacitado pode vir a trazer melhorias, e esse será o objetivo deste projeto.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil hoje passa por um período prospero em sua economia, nunca vivido anteriormente. No cenário internacional, nos tornamos credores e não mais devedores, em nossa balança comercial, exportamos mais do que importamos, nosso câmbio não é mais tão flutuante, possuímos uma volumosa reserva financeira internacional e, em solo nacional, temos empresas que são expoentes mundiais em sua área de atuação, como a Petrobras (2º maior petrolífera do mundo), Vale (2º maior mineradora do mundo) e Embraer (3ª maior fabricante de aviões do mundo). Fatos esses, como outros tantos, têm influências na economia brasileira: nossas reservas internacionais mostram que temos liquidez e trás para o Brasil investimentos e aplicações de capitais; a alta do petróleo e dos minérios