Diagnóstico da organização inovadora
Esse material foi elaborado com a finalidade de facilitar a realização do trabalho de campo dos alunos da disciplina Inovação nas Organizações – CEAG 2-2010
O sistema de pontuação apresentado a seguir propõe algumas modificações nos pesos e classificação das dimensões e subdimensões utilizadas pelo Fórum FGV de inovação para diagnose das Organizações Inovadoras, apresentado no arquivo word Innovation Audit (15/02/2009).
A principal modificação foi o aumento do peso da dimensão Meio Inovador Interno e a redução do peso da dimensão Processo de Inovação. A justificativa para essa proposta reside no fato de que a concepção original de Meio Inovador Interno está intimamente ligada á cultura da empresa, enquanto, no nosso entendimento, Processo de Inovação se apóia em conhecimentos explícitos, na maioria das vezes registrados em procedimentos escritos, tornando a sua reprodução muito mais fácil.
No entanto análise detalhada da nova pontuação irá mostrar poucas mudanças nas suddimensões e sim muito mais o seu reposicionamento dentro das dimensões originais. Assim, Geração de Idéias sai do Processo de Inovação e é reposicionada no Meio Inovador Interno o mesmo ocorrendo com Cultura de Inovação, originalmente posicionada na dimensão Pessoas. Somos de opinião que tais mudanças mantém basicamente o modelo original porém com melhor aderência com a realidade vivida palas Organizações.
As dimensões devem ser avaliadas de forma ampla, o que inclui questões abertas conforme detalhado no material Innovation Audit. Apenas para facilitar a realização do trabalho de campo está sendo indicado no item 5, um exemplo de questões fechadas, abrangendo todas as subdimensões.
2. TABELA DE PONTUAÇÃO
Avaliar o grau de aplicação, integração e refinamento das práticas, com base na tabela de pontuação abaixo.
|0 |Não há prática de gestão para atender o requisito.