Diagnóstico ambiental
1. INTRODUÇÃO
A Construtora Triunfo, já está há 30 anos no mercado da construção civil. Oriunda do estado do Paraná, em fevereiro do ano de 2011 iniciou a construção da Usina Hidroelétrica de Garibaldi, localizada na cidade de Abdom Batista em Santa Catarina. Para esta obra, conta com 1923 funcionários.
Hoje em dia, cada vez mais empresas buscam se adequar a realidade ambiental, inclusive a Construtora Triunfo. Para se tornar obrigatória essa consciência ambiental, a Constituição Federal prevê em seu art. 225 que “todos tem direito ao meio ambiente ecológicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Com isso, o meio ambiente tornou-se direito fundamental do cidadão, cabendo tanto ao governo quanto a cada indivíduo o dever de resguardá-lo (BRASIL, 2007).
Para que haja uma adequação à realidade ambiental, é necessário saber qual a situação da empresa em relação ao meio ambiente. Para isto precisa-se realizar um Diagnóstico Ambiental da Área. Diagnóstico ambiental poder se definir como o conhecimento de todos os componentes ambientais de uma determinada área (país, estado, bacia hidrográfica, município) para a caracterização da sua qualidade ambiental. Portanto, elaborar um diagnóstico ambiental é interpretar a situação ambiental problemática dessa área, a partir da interação e da dinâmica de seus componentes, quer relacionados aos elementos físicos e biológicos, quer aos fatores sócioculturais.
O presente trabalho tem por objetivo procurar identificar, na Empresa Construtora Triunfo, as necessidades legais que sejam aplicáveis a aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços. Tendo em vista que obras civis geram poluentes capazes de agredir a natureza, utilizam água e energia elétrica como suportes de seus negócios, e