Desenho técnico
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – UNIPLI
FACULDADE DE ENGENHARIA (MECÂNICA, ELÉTRICA E AUTOMAÇÃO)
TRABALHO DE DESENHO TÉCNICO
LEGENDA E LISTA DE PEÇAS
Niterói
2013
INTRODUÇÃO
Para transformar o desenho técnico em uma linguagem gráfica foi necessário padronizar seus procedimentos de representação gráfica.
Essa padronização é feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitadas internacionalmente.
As normas técnicas que regulam o desenho técnico são normas:
* Editadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). * Registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). * Estão em consonância com as normas técnicas internacionais aprovadas pela ISO (International Organization for Standardization).
Neste trabalho de Desenho Técnico ministrado pelo Professor Daniel R. R. Andrade na Faculdade de Engenharia (Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação) da Anhanguera Educacional, iremos abordar as normas que regulamentam as Legendas e Listas de Peças.
LEGENDAS (SELO)
A legenda é usada para informação, indicação e identificação do desenho e deve ser traçada conforme a NBR 10068.
Ela não informa somente detalhes do desenho, mas também o nome da empresa, dos projetistas, data, logomarca, arquivo, etc. É na legenda que o projetista assina seu projeto e marca revisões. Em folhas grandes, quando se dobra o desenho, a legenda sempre deve estar visível, para facilitar a procura em arquivo sem necessidade de desdobrá-lo.
As informações contidas na legenda são as seguintes: a) designação da firma; b) projetista, desenhista ou outro, responsável pelo conteúdo do desenho; c) local, data e assinatura; d) nome e localização do projeto; e) conteúdo do desenho; f) escala (conforme NBR 8196); g) número do desenho; h) designação da revisão; i) indicação do método de projeção (conforme NBR 10067); j) unidade utilizada no desenho