diagnosticos de realidade
4.1. Fundamentação Teórica do tema escolhido para estudo
O tema escolhido para direcionamento do Estágio Supervisionado Básico II é “A atuação do psicólogo juntamente com a criança hospitalizada”. Para melhor fundamentar este documento foram utilizados alguns textos que abordam o assunto. Considerando uma perspectiva global da atuação do psicólogo na saúde serão utilizados capítulos do livro “Psicologia Hospitalar: a atuação do psicólogo em Hospitais” da autora Terezinha Calil P. Campos. E, para alcançar a questão central sobre a situação da criança hospitalizada utilizaremos o artigo “Psicologia Hospitalar: Atendimento psicológico e avaliação psicológica junto à criança internada no Hospital Geral”
A partir da análise destes textos, em conjunto com a entrevista realizada com a profissional da área, será possível problematizar as questões da saúde na atuação do psicólogo juntamente com a criança hospitalizada assim como discutir o papel do profissional neste cenário.
Segundo vários autores o assunto escolhido toma importância no cenário da saúde a partir do momento em que começa falando sobre a rotina da criança, que é bruscamente mudada após a internação, passando a conviver com rotinas, hábitos e pessoas totalmente desconhecidos para ela. Segundo o texto, a condição de “internada” pode provocar alguns comportamentos na criança tais como:
a) Protesto de medo: a criança está confusa, reagindo com choro, procurando insistentemente por sua mãe.
b) Apatia e fuga: devido à ansiedade de sua nova situação, a criança reage tornando-se apática e se isolando. Este comportamento aos olhos de uma equipe despreparada, pode ser confundido com o de um “bom paciente”.
c) Culpa: procurando uma explicação para sua nova situação, a criança pode entender a hospitalização como uma punição por algo errado que cometeu.
d) Tristeza: a criança apresenta-se triste pelos procedimentos, experiências que é submetida e por medo de mutilação. (Kenny,