diagnostico da realidade social municipal
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é proporcionar ao aluno o contato com os dados reais de seu município e assim possibilitar uma melhor reflexão da problemática social e a importância dos indicadores sociais frente à construção das políticas sociais.
A análise situacional do município (diagnóstico) consiste na caracterização de determinada situação. É fundamental o conhecimento local, a analise histórico-conjuntural da realidade, tendo como apoio os indicadores sociais, demográficos de econômicos, também a vocação econômica e as potencialidades locais e das demandas sociais. O conhecimento da realidade e de fundamental importância para a elaboração do plano de intervenção que visa responder efetivamente as necessidades e anseios da população e obter impactos positivos nas vidas dos usuários e no território onde residem.
Para elaboração do diagnóstico é imprescindível a utilização dos índices e identificadores sociais como: IPEA, IBGE, PNAD, IDH, Censo Escolar/MEC, assim como o acesso ao GEO-SUAS. Para a geração de relatório, gráficos e mapas temáticos, Indicadores relevantes como índices de analfabetismo, evasão/reprovação/anos de permanência na escola são fundamentais para análise da educação local, da mesma forma que os índices de natalidade / mortalidade / morbidade, por faixa etária, sexo, grupo de causas mais freqüentes, coeficientes de desnutrição, doenças prevalentes, leito por habitante, médico por habitante.
2 DESENVOLVIMENTO
O município ao qual iremos pesquisar para a coleta de dados e a elaboração do diagnóstico é o município de ipueiras. Ipueiras é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na Mesorregião do Noroeste Cearense, na chapada da serra da Ibiapaba, distante 300 km da capital do estado (Fortaleza),