Diagnostico socioambiental
Exercício 4.1. Políticas Públicas
Analisando o PPP, ele esta divido em algumas áreas de interesse que são:
1. Expansão Urbana,
2. Adequação ao uso do zoneamento,
3. Gestão de recursos naturais,
4. Desenvolvimento de turismo sustentável
5. Estruturação urbana da infraestrutura e
6. Redução das desigualdades sociais.
1. Um dos grandes problemas da cidade é a expansão urbana o perímetro da zona urbana é pequeno e próximo a ele já começam as reservas ambientais e recursos hídricos, por ser uma cidade montanhosa o limite entre a zona urbana e áreas de preservação são próximas, quanto a esse problema a prefeitura está desenvolvendo bairros longe do centro para evitar ocupação desordenada, porem, percebo certa morosidade da administração publica para ativar essa expansão.
2. O projeto para adequação e uso do zoneamento urbano existe, mas não é colocado em pratica existem muitas burocracias municipais, sempre colocando que a cidade é uma estancia turística. Essa colocação que vejo que não tem nenhuma vontade politica e incompetência para gerir essa expansão. Existe um dilema na cidade quanto à expansão e qualidade de vida dos moradores, uns são a favor de não expandir e outros são contra, porque quanto menos pessoas melhor a qualidade de vida.
3. A gestão de recursos naturais é de extrema importância para o município, em minha opinião estão bem conservados, mas não são explorados de forma que gerem recursos ao município, não conheço na cidade nenhuma mineradora, mina, extração de areia uso da água dos mananciais para agricultura. Nesse aspecto vejo a falta de uma politica mais agressiva para utilização desses recursos de modo sustentável que gere empregos e retorno financeiro ao município.
4. Desenvolvimento turístico é uma constante para administração publica, mas vejo alguma morosidade na realização de projetos da prefeitura, existem vários no papel, mas em pratica somente projetos da iniciativa privada que esta levando a imagem da cidade