23 QualidadeAmbiental
DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL - LITORAL SUL DE PERNAMBUCO
SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO
2
QUALIDADE AMBIENTAL
2.3 QUALIDADE AMBIENTAL
A Qualidade Ambiental do Litoral Sul de Pernambuco reflete o estado dos recursos naturais e culturais da área, expresso nas condições em que se encontram o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e o patrimônio histórico e cultural. Qualidade essa resultante e, ao mesmo tempo, reveladora das pressões exercidas pelas atividades, umas sobre as outras e sobre os recursos naturais e culturais existentes tanto no meio rural como nos núcleos urbanos.
Ao combinar numa mesma síntese os diagnósticos (parciais) do meio físico e do meio sócio-econômico, deverá este produto subsidiar propostas com vistas a reorientar tendências e eliminar ou atenuar conflitos que se interponham ao desenvolvimento adequado das atividades da área (OGATA, 1995).
As pressões que se manifestam nos conflitos de uso do solo identificados na área e que podem comprometer o desempenho de um e, em alguns casos, de ambos os usos, além de resultarem em perda de recursos e/ou de qualidade destes, nem sempre passíveis de reversão pelas intervenções corretivas. Dentre os conflitos ou pressões existentes no Litoral Sul sobressaem as da agricultura sobre os remanescentes de matas da área, pressões essas responsáveis pela destruição, até o presente, de grande parte desses ecossistemas e pelo comprometimento das importantes funções que cabe aos mesmos na preservação dos demais recursos naturais (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar e fauna) e, via de conseqüência, na manutenção de condições de vida satisfatórias para as comunidades rurais e urbanas.
A tais conflitos somam-se àqueles exercidos sobre os recursos acima mencionados pela atividade industrial e usos inerentes ao meio urbano, desencadeando respostas que resultam em degradação da qualidade de vida nas cidades e áreas rurais submetidas aos efeitos diretos e indiretos dessa