DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
Com base nisso, foi realizado o Diagnóstico na empresa MULTINACIONAL SAINT-GOBAIN – DISTRIBUIÇÃO BRASIL, TELHA NORTE, conforme relatado a seguir.
2.1 - Problemas Identificados
Após realizado diagnóstico da Gestão de Pessoas da empresa em questão, pode-se constar uma empresa bastante organizada, com uma estrutura de Rh muito boa, com ações voltadas aos funcionários no sentido de valorização dos mesmos. Tudo isso contribui, conforme já estudado, para o sucesso da organização.
Há, porém, um ponto a ser explorado, talvez até característico do setor de comércio, mas, que merece atenção especial dos gestores afim de que a atitude de seus colaboradores não venha afetar negativamente os objetivos da organização.
Foi possível identificar que mesmo com o esforço mútuo dos gestores (supervisores e gerência), há um déficit de cooperação da parte dos colaboradores entre si.
O sucesso da área de vendas não deve ser individual, mas, deve buscar os objetivos da empresa.
Quando esse pensamento se divide não há como ter uma equipe engajada em alcançar, objetivos e isto acaba acontecendo devido individualismo entre os colaboradores. O individualismo é um dos fatores que influenciam para que não haja um desempenho mais significativo da equipe e conseqüentemente interfere nos resultados da empresa.
2.2 - Analise Critica dos problemas identificados
Foi identificado um dos fatores a ser explorados e melhorados na organização em estudo é o individualismo e a falta do espírito de equipe entre os colaboradores.
Por ser uma empresa do ramo de comércio, trabalha com um esquema de metas de vendas, onde cada colaborador possui uma meta a ser alcançada.
Esse sistema por vezes acaba gerando rivalidade entre estes