diagnostico empresarial
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Administraçao Financeira e Orçamentária
A administração financeira é a arte da ciência de administrar recursos financeiros. Ela é exercida e, indústrias, empresas comerciais e de serviços, estatais ou privadas, com fins lucrativos ou não. Finanças corporativas são aplicações da administração financeira às sociedades anônimas de capital aberto. Os recursos financeiros são gerados internamente pelas atividades operacionaise por capitais próprios ou captados externamente no mercado financeiro de capitais.
O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas. A maximização da riqueza é mais precisa que a maximização do lucro porque envolve o valor presente líquido, o risco e o custo de capital. (LEMES JUNIOR, 2010, p. 22).
A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível os meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, ou seja, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa. Pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. Aproveita certos dados da contabilidade, outra área da economia aplicada.
Tal área administrativa pode ser considerada como vital para a empresa, visto que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, objetivando o lucro e a maximização dos investimentos, mas, acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.
Muitos consideram a função financeira e a contábil dentro de uma empresa como sendo virtualmente a mesma. Pelo beneficio que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento que se tem de interdependência é