Diagnostico da tuberculose
Toda pessoa que apresenta sintomas da tuberculose, deve procurar o posto de saúde mais próximo a sua residência para ser avaliado por um médico e fazer o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Esse exame é importante por que identifica os pacientes que eliminam bacilos e que são, portanto fonte de transmissão. Além desse exame também pode ser solicitado uma radiografia do tórax para observar se existem pequenas opacidades nodulares nessa região. Também pode ser solicitado um teste tuberculínico(PPD) que é um método auxiliar para o diagnóstico de pacientes não-imunizados com BCG, pacientes que tomaram a vacina BCG podem apresentar resultado positivo no PPD nesse caso é importante a confirmação por outros métodos. Quando a baciloscopia é negativa e não é possível realizar a cultura para tuberculose o paciente faz o tratamento de prova com base no aspecto radiológico e nos sintomas apresentados. Em pacientes com HIV o tratamento de prova é muito eficaz e a resposta é a cura do paciente. Se com o tratamento de prova o paciente não tiver melhora nos sintomas pode ser investigada outra doença que não seja tuberculose.
Na criança o diagnostico da tuberculose está pautado em critérios epidemiológicos, clínicos e radiológicos associados a interpretação do teste tuberculínico(PPD) os métodos radiológicos são os principais recursos diagnósticos na criança, apesar de inespecíficos. No Brasil o Ministério da Saúde ultiliza um sistema de pontuação. Observam se a criança apresenta os sintomas, se teve contato com um adulto tuberculoso, se foi vacinado com a BCG e se a criança é desnutrida grave.Com base nos resultados da investigação a criança segue para o tratamento.
Diagnostico da tuberculose extrapulmonar.
A tuberculose extrapulmonar é mais difícil de ser diagnosticada do que a forma pulmonar. Isto ocorre em função da maior dificuldade de acesso para obtenção da amostra clínica para exame de fato da tuberculose