Diagnostico ambiental
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL
GRALCIANO SOUZA DA SILVA
Diagnóstico ambiental
Parauapebas
2012
Gralciano souza da silva
Diagnóstico ambiental em um município
Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Introdução a Gestão Ambiental, Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade, Química Ambiental, Geologia e Geomorfologia Ambiental].
Prof. Cristina, jamile ,Kenia e Luciana
Parauapebas
2012
1-Introdução
Diagnóstico Ambiental no Município de
Eldorado dos carajás,Pará
A superfície terrestre varia no que se refere às condições climáticas, às irregularidades topográficas, à cobertura vegetal e ao uso pelo homem. Há outras variações como fertilidade das terras, pedregosidade, densidade da rede de drenagem, perenidade dos rios, altura do lençol freático e rocha subjacente. Essas informações, que diferenciam a superfície terrestre, estão, na realidade, identificando diferentes ambientes .
A estruturação do município, no que diz respeito ao conhecimento do seu próprio espaço, é uma questão de grande importância. A caracterização e a espacialização dos seus ambientes podem, entre outras opções, racionalizar a aplicação de investimentos.
O meio ambiente redefine a economia, a sociedade e a política. O conceito de desenvolvimento sustentável integra a dimensão ambiental ao desenvolvimento sócio- econômico, neste final de século como expressão contemporânea da noção de progresso. A busca de soluções para os problemas ambientais tornou-se uma prioridade no Brasil e no mundo.
Organismos financeiros internacionais consideram a atenção para o meio ambiente, um critério básico na implementação de seus programas.
O modelo de desenvolvimento brasileiro acelerou o