Diabetes
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTIGO DE REVISÃO
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA POSTURA CORPORAL DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
Saulo Luiz de Andrade Falcão
Orientador: Prof.Dr. Márcio Rabelo Mota
Novembro/2011
BRASÍLIA-DF
1. INTRODUÇÃO
Há milhares de anos a humanidade sofre com problemas na coluna, problemas estes encontrados ainda nos antigos egípcios (BRACCIALI et al 2000). No Brasil, segundo a organização mundial da saúde (OMS) 80% da população vai sofrer desse mal em alguma fase da vida (MINISTERIO DA SAÚDE 2005).
Em um estudo realizado por Santos et al (2009) em 247 crianças de uma escola em São Paulo, com o objetivo de avaliar o índice de alterações posturais, resultou que, em apenas 2% delas não apresentaram nenhuma alteração na postura.
Acerca dos fatores que predispõe o surgimento de alterações na coluna estão, o mobiliário escolar, o uso da mochila e a postura sentada (BRACCIALI et al 2000).
Segundo Martelli (2004) os desvios posturais mais comuns encontrados em crianças em idade escolar são as cifoses, lordoses e escolioses.
Quando nos referimos à escola, o profissional de educação física é o principal responsável e o mais capacitado na prática para realizar uma proposta para a manutenção da postura correta (FREIRE et al 2008).
O papel do educador físico é atuar de forma preventiva e instrutiva, desta forma, avaliações antropométricas, psicomotoras, fortalecimento da musculatura responsável pela sustentação do corpo, alongamentos e outros, mostram ser eficientes na detecção e prevenção de possíveis problemas posturais (BRACCIALI et al 2000).
Devido ao alto índice de crianças que adquirem hábitos posturais incorretos na escola, torna-se importante fornecer orientações sobre como prevenir tais hábitos, visando proporcionar um melhor aprendizado ao aluno.