diabetes e hepatopatias
Devido à variedade de questões acerca de tão minucioso assunto, consideramos válida a análise de diferentes textos.
As afirmaçoes feitas durante as mesmas refere se tão-somente ao texto, sem revelar, em ocasião alguma, opiniões pessoais dos integrantes do grupo. Segue se à análise dos textos alguns anexos que podem dar ampla visão sobre o tema do presente trabalho, assim como contribuir para o nosso melhor aprendizado, não somente do grupo como também do restante da sala que estará acompanhando as apresentações referente a diferentes temas inclusive o que aqui foi abordado.
Diabetes
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
Tipos de Diabetes
Pré-diabetes
A pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 - pois no caso do tipo 1 não