Desenvolvimento sustentável como meta
O mapa estratégico da indústria (2007-2015) define como objetivo do setor produtivo o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um desafio complexo para uma sociedade marcada pela desigualdade e pela necessidade de crescer e promover a inclusão social de uma parcela considerável da nossa população.
O Brasil passa por um momento delicado. Muitas obras necessárias para acelerar o crescimento da economia nacional não estão sendo executadas por razões diversas, principalmente por indefinições na esfera ambiental. Situações como esta comprometem os investimentos no país e, ao longo prazo, resultam em perdas substanciais do potencial de crescimento econômico da nação.
Neste contexto, a CNI busca – por meio de atuação firme e ponderada – contribuir para a solução das questões ambientais. A Confederação participa dos principais fóruns de debate e regulamentação dos assuntos pertinentes ao meio ambiente, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e a Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio).
Nestes fóruns de debates, a atuação da CNI tem sido orientada pela construção de um marco regulatório equilibrado e apto a promover o desenvolvimento sócio-econômico do país, em conjunto com a conservação do meio ambiente. Veja outros conselhos em que a entidade tem assento.
A indústria é plenamente consciente de que, sem a conservação das riquezas naturais, o futuro das próximas gerações e a viabilização do próprio setor produtivo estão ameaçados.
No entanto, apesar dos esforços, o setor produtivo tem participação limitada nos fóruns ambientais. A indústria tem apenas quatro representantes dentre os 108 conselheiros do Conama. Uma disparidade que, sem dúvida, compromete os resultados de consulta e decisão.
Qualificação para o debate
As ações da CNI têm como base a construção de agendas estratégicas e a definição de posicionamentos consistentes, tanto em termos