diabetes mellitus
1. INTRODUÇÃO
O diabetes mellitus pode ocorrer em ampla variedade de espécies; entretanto, é doença comum de cães e gatos. Todos os animais com diabetes podem apresentar as características como possuir concentração elevada da glicose sanguínea e, consequentemente, grande quantidades de glicose na urina. O nível sanguíneo de glicose é elevado por causa da entrada reduzida da glicose no músculo e tecido adiposo, bem como por causa da produção aumentada da glicose pelo fígado; sendo que os tecidos do organismo ficam essencialmente privados de energia a despeito do fato de estarem rodeados pela glicose.
Atualmente, é considerada uma pandemia mundial pela organização mundial de saúde (OMS) por causa do aumento na incidência nos humanos. Podendo ser observado que basicamente houve crescimento de índice de obesidade, o que leva no desenvolvimento de diabetes. Foi analisado que houve aumento dessa doença nestas últimas décadas nos animais de companhia, possivelmente pelas mudanças no modo de vida que os tempos modernos nos passam. Levando em consideração ao nosso estilo de vida atual, poderia estar predispondo que nossos animais de estimação estejam desenvolvendo a doença em decorrência disso, ou seja, é possível proteger o bicho mudando alguns hábitos.
2. DIABETES MELLITUS
A insulina é essencial para transferir a glicose através da membrana celular da maior parte das células do organismo. As exceções são as células do cérebro, hematias, hepatócitos e células do córtex renal. Se a insulina não for produzida em quantidades adequadas ou for incapaz de atuar em seus tecidos - alvo, a glicose não irá entrar nos tecidos dependentes da insulina, e eles precisarão utilizar os ácidos graxos, cetonas e