diabetes melitus no idoso
FACULDADE JK
BACHARELADO EM FERMAGEM
5º Semestre
Turma A
Alunos:
Alana Estefani
Ana Carolina Felix
Elizabeth Batista
Josileide de Jesus
Marlene Santos
Leidiane Cardoso
DIABETES MEILITUS
É uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue e por uma falta parcial ou total de insulina hormônio que queima o açúcar que e secretado pelo pâncreas(as células beta do pâncreas produzem insulina, mas não o suficiente para baixar o açúcar no sangue e produzir a energia que o corpo necessita)
TIPOS DE DIABETES MAIS COMUNS:
Diabetes mellitus tipo 1 desenvolve-se geralmente em crianças, adolescentes ou jovens adultos. Neste tipo de diabetes o pâncreas deixa completamente de produzir insulina. Por essa razão, a única maneira de tratar a Diabetes mellitus tipo 1 é administrando insulina.
Diabetes mellitus tipo 2 é a forma mais frequente de diabetes: 9 em cada 10 diabéticos são do tipo 2.
Surge em qualquer idade, mas é mais frequente nas pessoas adultas com peso a mais. Neste tipo de diabetes, o organismo produz menos insulina e a insulina faz menos efeito (chama-se a isto "resistência à insulina"). É tratada com medidas de alteração do estilo de vida e comprimidos. Com o passar dos anos, também precisa da administração de insulina.
Temos outros 2 tipos de diabetes(Diabetes Gestacional , Outros tipos específicos)
DIABETES MELLITUS NO IDOSO
Esta doença é bastante freqüente na população idosa
(ocorre em 20% acima de 70 anos) isso ocorre pela pouca produção de insulina , função das mudanças corporais que ocorrem com o envelhecimento, como a diminuição da massa magra,o aumento de massa gorda preferencialmente na região abdominal e a diminuição da atividade física.
Quadro de estatística....Josyleide
TIPO DE DIABETES MAIS COMUM
AOS IDOSOS
O tipo 2, o mais comum, incidente em mais de 90% dos casos, tem relação significativa com a genética,