diabetes infantil
Brasília, Junho de 2012
Resumo: O diabetes mellitus atualmente é considerado uma das principais doenças crônicas, sendo estas caracterizadas pela evolução lenta e progressiva, na qual necessita de tratamento intensivo e uma orientação capaz de prevenir e retardar as possíveis complicações agudas, que afetam o homem contemporâneo. Este trabalho foi realizado com base em um roteiro de entrevista, aplicado em crianças com o Diabetes Mellitus tipo 1, sendo uma do sexo masculino, com 7 anos de idade e a outra do sexo feminino, com 9 anos de idade, ambos foram entrevistados apenas uma vez. A pesquisa teve como objetivo trabalhar o impacto do diabetes no emocional da criança, envolvendo vários conceitos (escola, família, amigos e como interfere na qualidade de vida). Pode-se perceber que apesar de questões aversivas, a doença é tratada como algo capaz de ser controlada e assim, a criança poderá ter uma vida normal.
Palavras-chaves: Diabetes Mellitus, impactos emocionais, infância.
O diabetes mellitus atualmente é considerado uma das principais doenças crônicas, sendo estas caracterizadas pela evolução lenta e progressiva, na qual necessita de tratamento intensivo e uma orientação capaz de prevenir e retardar as possíveis complicações agudas, que afetam o homem contemporâneo (Pilger & Abreu, 2007). Esta é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade desta de exercer adequadamente seus efeitos (McLellan, Barbalho, Cattalini & Lerario, 2008).
Pelo impacto social e econômico que tem ocasionado, tanto em termos de produtividade quanto de custos, o diabetes mellitus vem sendo reconhecido, mundialmente, como problema de saúde pública com reflexos sociais importantes. Suas manifestações crônicas são ainda, na nossa realidade, causas comuns de hospitalização