trabalho de diabetes infantil
A doença, surge abruptamente e pode tanto afetar crianças e adolescentes em qualquer idade, é um dos problemas crônicos mais comuns da infância e faz 200 novas vítimas por dia ao redor do mundo. E o pior: sem tratamento adequado, pode provocar complicações graves, como perda da visão e amputação de membros.
Sintomas do Diabetes Infantil
Segundo o endocrinologista pediátrico Luis Eduardo Calliari, professor da faculdade de medicina da Santa Casa de São Paulo, o diabetes infantil se manifesta de repente e os pais precisam ficar atentos aos seguintes sinais:
- Aumento da sede: a criança passa a beber mais água que o normal e, mesmo assim, continua sedenta.
- Aumento da diurese: como conseqüência da ingestão excessiva de água, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida pelo corpo, que se reflete em maior freqüência ao banheiro.
- Perda de peso: apesar de um notório aumento de apetite, a criança não engorda e ainda passa a perder peso.
Controle da Diabete Infantil
• O diabetes tipo 1, prevalescente em crianças, é uma doença auto-imune, em que o corpo produz anticorpos contra as células do pâncreas que produzem insulina. A falta dessa substância, que quebra as moléculas de açúcar do sangue, pode causar sérias complicações e levar à morte.
• Por isso, a criança diabética precisa receber injeções de insulina diáriamente e controlar a entrada de açúcar no corpo, o que exige cuidados com a alimentação.
• Para um bom controle da glicemia (açúcar no sangue), são necessárias várias aplicações de insulina ao dia, além de acompanhamento do nivel de glicose através de monitorização domiciliar, utilizando apenas uma gota de sangue (da ponta do dedo)”, explica o médico.
• Ao