Dfdfff
330 palavras
2 páginas
O papel social da mulher tem se modificado no decorrer do tempo. Ele se restringia basicamente a vida domestica,no entanto, com o advento dos movimentos feministas ,elas passaram a exigir com maior rigor a igualdade de direitos perante os homens. Constantemente associadas a fragilidade , eram vistas como incapazes e inferiores.Vitimas, muitas vezes,do machismo ,violência e descriminação. Isso decorrente de uma sociedade patriarcal, visto que, o homem constituía-se uma figura absoluta e inquestionável.é inegável que a mulher tem conquistado seu espaço ,porem, essa conquista não é por completa.
O machismo e o preconceito continua impregnado na sociedade, visível nas relações sociais, como no mercado de trabalho, onde as mulheres recebem salários inferiores ao desempenharem as mesmas funções dos homens e serem consideradas incapazes de realizar determinados trabalhos. Elas continuam sendo vistas como sexo frágil, apesar de suas amplas conquistas como o direito de voto e o direito a alfabetização, antes restritas aos homens.
Apesar da conquista não ser por completo, pois ainda existi o preconceito e a injustiça , a mulher tem se inserido cada vez mais no mercado de trabalho, antes controlada pelos homens,e tem participado como nunca da vida política do pais. A prova disso é que foi eleita a primeira presidenta mulher do Brasil .
As mulheres têm deixado de ser submissas e meros objetos sexuais e de procriação , para serem exemplos de progresso,justiça e esperança ,em uma sociedade massacrada pelas desigualdades sociais e econômicas.Do que serve o machismo quando se pode caminhar juntos (homem e mulher) na busca pelo desenvolvimento e supressão da corrupção,fome e violência ?Como dizia Bob Marley unidos venceremos, divididos cairemos.
Para que os direitos da mulher sejam assegurados, como imposto na declaração universal dos direitos humanos, é preciso elaborar leis mais rígidas e políticas de conscientização acerca do respeito e