Devolucao de Produto
Usualmente pensamos em logística como gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, existe um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado.
As operações de devolução e retorno de mercadorias são bastante comuns nas relações comerciais, sendo objeto de constantes indagações por parte dos consumidores e empresas.
Na presente matéria, será abordado os procedimentos a serem observados quanto á devolução de mercadorias e a mensura do que representa para a empresa em termos financeiros. Este processo geralmente é composto por um conjunto de atividades que uma empresa realiza para coletar, separar e expedir itens usados, danificados ou obsoletos dos pontos de consumo até locais de recondicionamento, manutenção, revenda ou descarte.
Os produtos podem retornar ao fornecedor quando houver acordos neste sentido. Podem ser revendidos se ainda estiverem em condições adequadas de comercialização, podem ser recondicionados se for economicamente viável, ou simplesmente descartados ou reciclados se não houver possibilidade de recuperação.
No primeiro capitulo foi realizado uma analise macro das devoluções no Brasil, motivos de devoluções e suas características, o segundo será apresentação da empresa alvo de estudo (estudo de caso), no terceiro o desenvolvimento de um plano de ação, visão dos processos e padronização, após considerações finais. 1.2 Objetivo.
O trabalho tem como objetivo analisar a deficiência no gerenciamento da cadeia de devoluções, apresentando uma possível solução para reduzir o alto índice de retorno dos produtos, obtendo assim, redução de custos e maior integridade das mercadorias, evitando gastos desnecessários á empresa.
1.3 Justificativa. Por falta de uma gestão, a devolução de produtos é a causa de constantes divergências entre clientes e fornecedores, causando transtornos e perdas financeiras para a empresa, por