Deus fala com o homem
“ ...hoje vimos que Deus fala com o homem, e que o homem fica vivo.”
(Deuteronômio 5:24)
As formas pelas quais tem Deus falado ao homem são formas diferentes durante toda a história, porém, sempre com a mesma intenção: Revelar Sua vontade para o bem de seus filhos.
No principio Deus falava com o homem diretamente, até que este caiu no pecado, e por causa de seus pecados, sentiu vergonha e cobriu sua nudez e perdeu a grandiosa comunicação com Deus.
Depois que o homem foi expulso do Jardim do Éden, Deus falou com os homens de diferentes formas, por meios de visões, sonhos, anjos, Urim e Tumim. Procurando sempre se mostrar presente no meio do seu povo. Falou Deus por meio de:
Fogo
“Face a face falou o Senhor conosco no monte, do meio o fogo” Deut. 5:4.
Sonhos
“Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la”; Gên. 20:6
Anjos
“Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui”. Gên. 22:11.
Urim
“Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas”. I Sm. 28:6.
Profeta
Assim, sempre Deus tinha um representante seu dentre os homens, que foram chamados de profetas ou seja: Aquele que, entre os hebreus, anunciava e interpretava a vontade e os propósitos divinos e, ocasionalmente, predizia o futuro por inspiração divina.
“Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, tenho-vos enviado insistentemente todos os meus servos, os profetas, dia após dia”; Jeremias 7:25.
Os profetas transmitiam a vontade de Deus ao povo, repreendia-os quando estavam errados, fortalecia-os para a guerra, anunciavam o futuro, pronunciavam bênçãos e maldições. Na maioria das vezes eles foram perseguidos, e mesmo mortos, pois, Israel não dava ouvido a voz de Deus.
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os