Determinismo
Segundo a concepção determinista, o mundo, os acontecimentos e até o comportamento humano são regidos por leis necessárias e imutáveis, que escapam ao controle dos homens, de modo que a liberdade é impossível.
Nesta pesquisa vamos nos aprofundar nesse assunto, estudando temas relevantes, como por exemplo: os tipos de determinismos, pré-determinismo, pós-determinismo e co-determinismo, opiniões e Determinismo vs. Liberdade.
“Percebam que todo efeito tem somente uma única causa possível e vice-versa. Quando criança imaginava que uma bola de bilhar tinha infinitos caminhos que pudesse percorrer e que todos coexistissem na criação em cada segundo de infinitos universos paralelos para acondicioná-los e assim sucessivamente ad infinitum. Porém agora percebo que uma bola de bilhar arremessada com determinada força e direção só poderá percorrer um único caminho que poderá ser traçado com perfeição se todas as variáveis puderem ser levadas em conta, portanto, seu comportamento é determinado pela ação que a causou. Assim, você não pode optar por um sorvete de chocolate ou baunilha, o que ocorre é a ilusão de escolha. Seja qual for a opção que tomar, ela já é determinada por tudo o que aconteceu antes. O que acontece é que as variáveis envolvidas no ato tendem ao infinito, o que causa a ilusão de livre-arbítrio ou escolha.
Não somos mais importantes que aquela poeirinha no canto da sala.” Definição
Determinismo (do verbo determinar, do latim determinare: de - prefixo de negação - e terminare - terminar, limitar, finalizar - assim determinare significa literalmente "não-terminar", "não-limitar") é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade.
Embora em seu sentido mais vulgar determinismo se refira a uma causalidade reducionista (redução de todos os fenômenos do universo, por exemplo, à mecânica ou à química), não necessariamente é sinônimo de reducionismo. Há vários