Determinação quantitativa de uma espécie absorvente
O objetivo deste experimento é comprovar a lei de Beer, e por meio da mesma determinar a concentração do permanganato. Para poder fazer isso foi utilizado um espectrofotômetro para adquirir os dados necessários para calcular transmitância (T) e absorbância (A) de varias soluções de permanganato e uma solução problema.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A espectrofotometria é um método de análise que se baseia em medidas de absorção ou transmissão de radiação eletromagnética. Ao atravessar certa solução com moléculas absorventes, um feixe de luz monocromática é absorvido parcialmente, o que não foi absorvido é transmitido.
A fração de luz que incide por uma amostra, em um determinado comprimento de onda, é denominada transmitância. A absorbância é a capacidade de um material absorver radiações em comprimento de onda específico.
Os comprimentos de onda absorvidos por certa substância dependem da estrutura das mesmas. A única radiação eletromagnética que apresenta características tanto de onda como de partícula (fóton) é a luz.
A lei de absorção, lei de Beer-Lambert ou somente lei de Beer, nos diz quantitativamente como a grandeza da atenuação depende da concentração das moléculas absorventes e da extensão do caminho sobre o qual ocorre a absorção. De acordo com essa lei, a absorbância é diretamente proporcional à concentração de uma espécie absorvente e ao caminho óptico do meio absorvente.
As leis de Lambert-Beer são fundamentais para a espectrofotometria porque elas enunciam que as quantidades de luz transmitidas e absorvidas dependem da concentração de soluto presente na solução analisada e sua espessura.
O espectrofotômetro mede a intensidade da luz em determinados comprimentos de onda. A luz é fracionada por um prisma ou rede de difração (monocromador). O comprimento de onda escolhido é dirigido para a solução contida na cubeta. A luz é parcialmente transmitida e parcialmente absorvida.
MATERIAIS E REAGENTES
* 2 Cubeta * 1 Espectrofotômetro