Determinação quantitativa de massa de sal
Introdução a Práticas Laboratoriais
Laboratório de Química
Prática 7 – Determinação quantitativa da massa de sal de cozinha (NaCl) em uma solução
Sorocaba
2013
Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba
Introdução a Práticas Laboratoriais
Laboratório de Química
Prática 7 – Determinação quantitativa da massa de sal de cozinha (NaCl) em uma solução
Sorocaba
2013
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Soluto, solvente e solução
Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias, o(s) soluto(s), substância(s) dissolvida(s), e o solvente, substância que dissolve.
Quando o solvente é a água dizemos que se trata de uma solução aquosa.
Quanto maior for a quantidade (ou massa) de soluto dissolvido por unidade de volume de solução, mais concentrada é a solução obtida.
Concentração de um soluto numa solução
De acordo com a quantidade de soluto e de solvente que constitui a solução, podemos ter soluções mais concentradas ou menos concentradas. Para calcular a Concentração Mássica de uma solução dividimos a Massa do Soluto pelo Volume da Solução.
A concentração de um soluto numa solução é dada pela razão entre a quantidade de soluto dissolvido e o volume de solução :
[pic]
A partir desta expressão podemos exprimir tanto a quantidade de soluto como o volume de solução em função da concentração:
[pic]
Embora no SI a concentração de um soluto numa solução se exprima em mol m-3, é habitual exprimi-la em mol L-1 ou mol dm-3.
Para indicar a concentração de uma dada substância , escreve-se o símbolo/fórmula da substância, rodeado por dois parêntesis rectos:
[pic]
Concentração em massa de um soluto numa solução
A concentração em massa de um soluto numa solução, ou concentração mássica, [pic], é dada pela razão entre a massa de soluto dissolvida