O segredo de luiza
Processos Pedagógicos Organizacionais
RH
Questões do filme: Escritores da Liberdade
[pic]
1.O que era o Programa de Integração Voluntária?
O programa de integração visava dar uma assistência educacional, por parte do governo aos jovens das classes sociais menos favorecidas, considerados como um risco à segurança pública. Se esses jovens não fossem à escola, eles poderiam ser presos. Assim, as salas de aulas foram ocupadas por inúmeras gangues. O problema era que os professores não estavam preparados para lidar com essa realidade escolar.
2. Qual a razão da reação da coordenadora ao trabalho da Sra. G.?
Foi uma atitude preconceituosa e discriminatória por parte dela, porque a chefe de departamento acreditava que os alunos da professora Gruwell eram pessoas de má índole por pertencerem a gangues, e que eles não teriam a capacidade de desenvolverem seus talentos e aptidões. Por este motivo, ela e os demais professores pensavam ser uma perda de tempo e prejuízo para a escola investir no processo do ensino e da aprendizagem daqueles estudantes. Já a professora Gruwell demonstrou compaixão para com os alunos, tratando eles com o devido respeito e dando o valor que eles mereciam como pessoas, ela com muito esforço e dedicação conseguiu mudar a vida daqueles jovens, levando a eles perspectivas de vida que jamais pensariam em ter.
3. Quem foram os “Passageiros (viajantes) da Liberdade”?
Latinos, asiáticos, brancos e negros.
4 . Qual a relação entre o título do filme (Escritores da Liberdade) e o livro “O diário de Anne Frank”?
No filme Escritores da Liberdade, os alunos sofriam perseguições e a professora incentivou-os a ler livros como “O Diário de Anne Frank”, suscitando a identificação dos alunos com as personagens, o sentimento de tolerância para com os outros e a abertura das suas mentes para o mundo fora dos seus horizontes; e No livro; Anne Frank, uma moça judia, branca e alemã sofreu perseguições por parte dos