Roteiros 4 A 8
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Química Geral Experimental
Prof. Me. Haroldo Marques Gonçalves
Prática 4: Propriedades e transformações
Introdução
Os tipos de ligações presentes em uma substância são responsáveis pelas suas propriedades físicas e químicas. Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de atração existentes entre seus cátions e ânions. Do mesmo modo, os metais são quase todos sólidos, devido à forte união que a ligação metálica exerce sobre seus átomos. Já as substâncias covalentes podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Isso depende, em parte, do tamanho (e conseqüentemente da massa) das moléculas: substâncias sólidas são, em geral, formadas por moléculas com alta massa molar (exemplo: S8); substâncias líquidas, por moléculas de massa intermediária (exemplo: Br2); e substâncias gasosas, por moléculas com massas menores (exemplo: O2). No entanto, as forças intermoleculares são as grandes responsáveis pelas propriedades físicas das substâncias.
Curva de aquecimento do naftaleno
Objetivos
Determinar a temperatura de mudança de fase de uma substância, por meio de sua curva de aquecimento.
Assuntos envolvidos
Mudança de fase. Ponto de fusão.
Procedimento (tempo previsto 2h)
Observe inicialmente a forma com que o material se apresenta e sua cor. Verifique a toxicidade no frasco. Em seguida, coloque em um tubo de ensaio, limpo e seco, uma espátula cheia de naftaleno. Encha um béquer de 250 mL com água até aproximadamente ¾ do seu volume. Coloque o béquer sobre a placa de amianto no tripé e, com auxílio de um bico de
Bunsen ou chapa de aquecimento, comece a aquecer o sistema. Mergulhe o tubo de ensaio contendo o naftaleno nesse banho até que a altura do sólido esteja no mesmo nível do banho ou abaixo. Usando um termômetro, meça a temperatura do naftaleno a cada 30 segundos.
Homogeneíze, cuidadosamente o sistema após cada leitura de temperatura.
Assim que o