Seguran A E Principais Vidrarias
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Química Geral Experimental
Prof. Me. Haroldo Marques Gonçalves
SEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA
O trabalho em laboratório de química tem como principais objetivos a aquisição de conhecimentos fundamentais sobre as operações práticas e o relacionamento das experiências com os conceitos teóricos.
As experiências de laboratório, além de estimularem a curiosidade e desenvolverem as habilidades de observação, registro e interpretação de dados, oferecem a oportunidade de um bom treinamento na manipulação de diversos materiais e aparelhagens.
O sucesso de uma experiência está diretamente relacionado com o interesse, organização e cuidado na sua execução. Assim, o respeito às normas de segurança é fundamental para se evitar acidentes, devido aos riscos inerentes aos trabalhos desenvolvidos. Entre os riscos mais comuns, destacam-se os seguintes:
- manipulação de substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis e explosivas;
- manuseio de material de vidro;
- uso do fogo e da eletricidade.
1. RISCOS QUÍMICOS
Os agentes químicos podem ser introduzidos no organismo humano por três vias: inalação, absorção cutânea e ingestão. Dentre elas, a inalação constitui a principal via de intoxicação devido à facilidade de disseminação da substância dos pulmões para o sangue e daí para as diversas partes do corpo.
O dano causado por uma substância específica depende: do tempo de
exposição, da concentração, das características físico-químicas do composto e da suscetibilidade pessoal
1.1 Utilização de substâncias corrosivas
Entre os principais agentes corrosivos encontrados nos laboratórios químicos destacamos os ácidos, as bases e os halogênios. Muitos deles provocam sérias queimaduras e devem ser manipulados cuidadosamente, evitando-se seu contato com a pele e mucosas.
No caso de acidentes com esses produtos, deve-se conhecer a natureza química das substâncias para se executar corretamente os primeiros