Determinação gravimétrica de água em cloreto de bário hidratado (bacl2. h2o)
Introdução
Titulação é o método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida. A adição de um reativo-padrão (um reativo de concentração conhecida e frequentemente designado como reativo-titulado) se regula e se mede de alguma maneira, requerendo-se um método de indicação para saber quando a quantidade do reativo normal juntado é precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substância que se determina. Por conseguinte, conhecendo a proporção em que reagem as substâncias e tendo determinado a quantidade de uma substância (o reativo titulado)necessária para reagir nesta proporção, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substância presente no frasco da reação.
Objetivo
Determinar o volume de Hidróxido de sódio e a concentração de NaOH na reação de neutralização total do HCl com NaOH.
Material Utilizado
- Balão volumétrico (500 ml);
- Erlenmeyer;
- Pipetos volumétricos (20 ml);
- Bureta;
- Ácido clorídrico;
- Suporte;
- Indicador;
- Pêra;
-20 ml de NaOH;
- 50 ml de HCl;
- Fenolfitalina.
Esquema de aparelhagem:
Procedimento
Conecta-se a pêra na pipeta para a sucção de 20 ml d NaOH, em seguida coloca-se o NaOH no erlenmeyer, após colocar a fenoftalina, deixando rosa o NaOH. Em outra pipeta adicionar 50 ml de HCl (0,1 mol/L), adicionar o erlenmeyer de NaOH embaixo desta pipeta abrindo sua torneira, até ficar incolor a neutralização.
Conclusão
Com essa experiência podemos chegar ao objetivo proposto, descobrir o volume de HCl e a concentração em quantidade de matéria do NaOH. Ao realizar a conta descobrimos que a concentração de NaOH é 0,076 mol/l, através do experimento descobrimos que o volume de HCl é 15,2ml.
Resultado
HCl + NaOH -> NaCl +H2O 15,2 ml =0,0152 L
M1 x V1 = M2 x V2 20ml = 0,02L 0.1 x 0,0152 = M2 x 0,02 m = 1,52/0,02 m = 0,076 mol/L
Com o experimento