Revitalização da favela santa inês
Introdução
Favela é uma área degradada de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização fundiária. Segundo a Organização das Nações Unidas, a porcentagem da população urbana que vive em favelas diminuiu de 47 por cento para 37 por cento no mundo em desenvolvimento, no período entre 1990 e 2005. No entanto, devido ao crescimento populacional e ao aumento das populações urbanas, o número dos moradores de favelas ainda é crescente. Um bilhão de pessoas no mundo vivem em favelas e esse número provavelmente irá crescer para 2 bilhões em 2030. Outro relatório da ONU, divulgado em 2010, apontou que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em favelas na década de 2000.
Histórico
A Favela Santa Inês se via em uma situação precária. O local era ocupado irregularmente por barracos instalados em área de alto risco, a população sofria com enchentes e os moradores estavam constantemente expostos a riscos de desabamento. Nesta comunidade, 96 famílias moravam em condições totalmente inadequadas.
FOTOS ANTIGAS FAVELA SANTA INÊS
REVITALIZAÇÃO DA FAVELA SANTA INÊS (SÃO MIGUEL PAULISTA – SP)
Há cerca de dez anos os moradores da favela reivindicavam por melhorias, “isso vem ao encontro das nossas prioridades, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazendo investimentos na área social, na saúde e na educação" (por “Projeto Bairro Legal”). Estas são as pessoas que mais precisam de investimentos públicos.
Todo o projeto contempla urbanização integral do local, com canalização do córrego Mirim, 11.500 m² de pavimentação de vias e ruas, implantação de 5.023 metros de rede de esgoto, 11.500 metros de rede de água, rede de drenagem, execução de muros de contenção, paisagismo, construção do Parque Linear e de 180 unidades habitacionais, sendo 96 apartamentos e 84 casas sobrepostas, além da adequação das edificações existentes. Foram beneficiadas 2.639 famílias que