NorteCompleto
26065 palavras
105 páginas
et n o
iz
o
l
Be
r
Ho
n
al
Re
g
io
E
RT
NO
ico bl e ú P d te vo ade izon i qu id or
Ar a C H d elo
B
Ao completar 20 anos, o Arquivo Público da
Cidade de Belo Horizonte, fundado em 21 de maio de 1991, presenteia os belo-horizontinos com a finalização de um trabalho iniciado há mais de uma década: a Coleção Histórias de
Bairros de Belo Horizonte.
A iniciativa da Coleção baseou-se na constatação, por ocasião das comemorações do 1º
Centenário de Belo Horizonte, de que era chegada a hora de um equipamento público como o Arquivo, depositário de documentos arquivísticos de valor inestimável para a história da cidade, preparar um trabalho de fôlego que não apenas apoiasse o professor em sala de aula, como pudesse se constituir em fonte organizada de pesquisa para estudiosos e interessados, em geral, na cultura e história de Belo Horizonte.
Assim é a Coleção. Trabalho cuidadoso de uma equipe competente e motivada, que bem conhece a potencialidade de uma documentação arquivística garantida e preservada pelo texto da Lei e pela Prefeitura de Belo Horizonte.
A Fundação Municipal de Cultura, da qual o
APCBH é órgão vinculado, muito se orgulha de apresentar os três últimos cadernos – sobre as regionais Pampulha, Oeste e Norte – que completam o esforço contido na Coleção. Através dela e das ações de difusão, como exposição e cursos de formação para professores e bibliotecários, tem-se procurado garantir a função social do Arquivo: recolher, tratar, guardar e difundir um acervo valioso que é de todos e a todos deve retornar!
Thaïs Velloso Cougo Pimentel
Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Esta Coleção, ao resgatar a história dos bairros da cidade, leva para as novas gerações algo mais: a história das pessoas, de tantos personagens anônimos que, no seu cotidiano, produziram cultura, arte e tradições - nosso patrimônio imaterial.
Não por acaso, Belo Horizonte é hoje uma Cidade-Educadora, que trouxe de sua memória - visível e invisível - as bases para a