Doseamento da água de cristalização do cloreto de bário di-hidratado
Trabalho realizado por:
Datas:
-João Moreira, 21240637
Do trabalho experimental: 24/11/14
-Andreia Santos, 21240679
De entrega do trabalho: 01/12/14
Conteúdo
Sumário 3
Parte experimental 4
Material 4
Reagentes 4
Procedimento experimental 5
Observações experimentais 5
Resultados experimentais 5
Discussão/conclusão 7
Bibliografia 9
Sumário
No trabalho experimental nº 8 o objetivo seria executar uma análise gravimétrica por destilação, determinar a % (m/m) da água de cristalização do sal hidratado e calcular a quantidade de moles de água de cristalização por mole de sal.
Introdução
A análise gravimétrica ou gravimetria é um método analítico quantitativo que consiste em converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, calcular a percentagem real de determinado elemento, a partir da fórmula química do composto e das massas atômicas dos elementos que constituem o composto pesado – cloreto de bário hidratado.
Nesta prática é utilizada a precipitação química, ou gravimetria de precipitação. Em síntese, na gravimetria por precipitação química, o constituinte a determinar é isolado mediante adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de uma substância pouco solúvel.
Mas, utiliza-se o método da destilação por aquecimento ou calcinação da substância para calcular os componentes voláteis (H2O; CO2, etc.); em que a quantidade do componente determina-se pela perda de massa da substância.
Na experiencia laboratorial executada a equação química importante a destacar seria:
BaCl2. 2 H2O(s) BaCl2 (s) + 2 H2O (g)
Parte experimental
Material
Balança analítica (± 0,0001 g)
Cadinho com tampa
Estufa
Excicador
Pinça para cadinhos
Vidro de relógio
Espátula
Reagentes
Cloreto de Bário