Determinação experimental do ponto de fusão
Curso de Farmácia
3º Semestre
Experimento de Química Orgânica
“Determinação Experimental de Ponto de Fusão”
Ana Paula Porsebon
Cibeli dos Santos
Maise Moraes
Sabrina Figueiredo
Viviani Cristina Pistoni
INTRODUÇÃO
Substancia pura é todo tipo de matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos, sejam moléculas, e por isso apresentam propriedades químicas e físicas próprias. Já a mistura é formada por duas ou mais substancias, cada uma delas sendo denominada componente.
Através de experimentos é possível observar se a amostra é uma substância pura ou uma mistura, ou seja, no caso de uma substancia não deve haver mudança de temperaturas durante a passagem de fase (sólido para líquido\líquido para gasoso). No caso de uma mistura, a mesma não apresenta valores de temperaturas estabilizados.
OBJETIVOS: Determinar o ponto de fusão de uma substância pura, verificando a interferência de um contaminante nesta determinação.
MATERIAIS E MÉTODOS * Termômetro * Suporte Universal * Garra * Anel de borracha * Capilares * Vidro de relógio * Bico de Bunsen * Tubo de Thiele * Tubo de Vidro * Glicerina * Ácido Acetil Salicílico (puro) * Ácido Acetil Salicílico (contaminado com Ácido Salicílico)
PROCEDIMENTOS * Colocar uma pequena quantidade das amostras nos vidros de relógios, separadamente. * Introduzir uma pequena quantidade dessas amostras nos tubos capilares, soltando-as verticalmente até serem depositadas no fundo do capilar. * Fazer uma marca em um dos tubos para diferenciar as misturas. * Em seguida, prender cada capilar ao termômetro, de modo que o bulbo do termômetro coincida com a amostra contida no tubo capilar, imergindo-o em um banho líquido de Glicerina, aquecendo-o. * Usar o tubo de Thiele para o aquecimento, sendo esse aquecimento feito pelo bico de Bulsen direcionado à alça do tubo de Thiele, sendo controlado de