DETERMINAÇÃO DO CAMPO GRAVITACIONAL
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: FÍSICA I/ LABORATÓRIO
DETERMINAÇÃO DO CAMPO GRAVITACIONAL
Aluno: Alexandro de Macedo Lima
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a observação do campo gravitacional local através de um experimento científico realizado no laboratório de física da Universidade Candido Mendes. O experimento foi acompanhado pelo Professor Hélio Martins e com equipamentos cedido pelo mesmo. Foram feitos cálculos alcançados no experimento para que fosse calculado campo gravitacional local no valor de 9,61 m/s² com erro percentual considerado aceitável pelos alunos participantes.
Palavras-chaves
Movimento vertical; aceleração da gravidade; queda livre
Introdução
Em mecânica Newtoniana, o campo gravitacional é o campo vetorial que representa a atração gravitacional que um corpo massivo (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de massa) exerce sobre os outros corpos, sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído. Isso é possível porque pela lei da gravitação universal, a força gravitacional sentida por um corpo é diretamente proporcional à sua massa gravitacional. Assim, o campo gravitacional corresponde mais exatamente ao fator de proporcionalidade a ser aplicado para obtermos a força exercida sobre uma massa em particular.
Este experimento tem por intenção detalhar a influência do campo gravitacional através do experimento vivenciado em laboratório. O professor Hélio Martins iniciou a explicação de como alcançarmos o resultado do experimento, através de cálculos matemáticos e equipamentos de precisão, como montagem do equipamento que seria utilizado ao longo do experimento.
2. ASPECTOS TEÓRICOS
Segue abaixo as equações utilizadas no experimento velocidade (v) para queda livre
V = Vo + g * t e a equação horária da altura (h)
H = g * t² / 2
3. DESENVOLVIMENTO DO EXPERIMENTO
Foram divididos grupos de alunos, após a explicação do