GRAVITA O UNIVERSAL
INTRODUÇÃO 2
2. GRAVITAÇÃO UNIVERSAL 3
2.1 HISTÓRIA 3
2.2 LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL 4
2.3 CAMPO GRAVITACIONAL 5
2.4 SISTEMA SOLAR 6
3. CONCLUSÃO 7
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Gravitação é a força de atracão entre todos os objetos que tende a juntá-los todos uns em direcção aos outros. A Gravitação é uma força universal, afetando todos os objectos, dos menores aos maiores, bem como todas as formas de matéria e energia. É a força que governa o movimento dos corpos do Universo. Ela mantém a Lua em órbita em volta da terra e mantém a terra e os outros planetas do sistema solar em órbita em volta do sol. Em uma escala maior, ela governa o movimento das estrelas e regula a força de expansão do Universo, pela atração que existe entre as galáxias. Basicamente o termo gravitação se refere à força em si, e o termo Gravidade à força de gravitação da Terra.
A Gravitação é uma das quatro forças fundamentais da natureza, junto com o electromagnetismo e a forças nucleares fortes e fracas, as quais mantêm juntas as partículas que fazem os átomos.
Gravitação é de longe a mais fraca destas forças, e como resultado, não é importante nas interacções dos átomos e partículas dos núcleos, ou até nos objectos de tamanho médio, como as pessoas ou os carros. A Gravitação é importante somente quando objectos muito grandes, como planetas são considerados. Isto acontece por várias razões. Primeiro, a força da gravitação alcança grandes distancias, enquanto as forças nucleares operam somente em distancias extremamente curtas, e diminuem sua força muito rapidamente com a distância. Segundo, a gravitação é sempre atractiva. Em contraste, as forças electromagnéticas entre as partículas podem ser repulsivas ou atractivas, dependendo se as mesmas têm cargas eléctricas positivas ou negativas, ou tenham cargas eléctricas opostas. Estas forças atractivas e repulsivas tendem a se cancelar, deixando somente uma força residual. A Gravitação no entanto não tem