PERCEPÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
1. Quais são as características individuais mais importantes que afetam a percepção?
2. Em se tratando da percepção pessoal, quando se faz um julgamento do outro, o que diz a Teoria da Atribuição?
3. Explique as simplificações geralmente utilizadas no julgamento das outras pessoas a partir da nossa percepção.
4. Como as organizações são feitas de pessoas, para as pessoas e funcionam por causa das pessoas, a percepção é de grande importância para o estudo do comportamento organizacional. Por quê?
Respostas:
1. Diferenciação, Consenso e Coerência. Os comportamentos de causas internas estão sob o controle do indivíduo e o de causas externas é resultante de estímulos de fora, a pessoa é vista como se tivesse sido forçada àquele comportamento pela situação. A diferenciação se refere à questão de o indivíduo mostrar, ou não, comportamentos diferentes em situações diversas. Se todas as pessoas que enfrentam uma determinada situação respondem de maneira semelhante, podemos dizer que este comportamento mostra consenso.
2. A teoria foi proposta para explicar por que julgamos as pessoas diferentemente conforme o sentido que atribuímos a um dado comportamento, sugere que quando observamos o comportamento de alguém tentamos determinar se a causa deste comportamento é interna ou externa.
3. Utilizamos dados montados a partir das ações a qual as pessoas demonstram pois isso ajuda como dados validos para o julgamento já que, observar e interpretar uma pessoa é um trabalho complicado.
4. As pessoas dentro das organizações estão sempre julgando uma às outras. Muitas vezes, esses julgamentos têm consequências importantes para a organização. Pois tendo percepção do que está acontecendo dentro e fora das organizações, tem se um ganho muito grade de dados para monitorar e corrigir as falhas e problemas da mesma tanto interno quanto externo, adquirindo resultados positivos e satisfação das pessoas que compõe as organizações.