fisica
DETERMINAÇÃO DO CENTRO DE GRAVIDADE
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na física, o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo. O significado da palavra baricentro é de origem grega (BARI = peso) e designa o centro dos pesos. Curiosidade: Arquimedes foi o primeiro a estudar o baricentro de dois pontos de massa. No caso da força de gravidade resultar de um campo gravítico uniforme, o centro de gravidade é coincidente com o centro de massa. Esta é a aproximação natural no estudo da física de objetos de pequenas dimensões sujeitos ao campo gravítico terrestre.
Quando um objeto encontra-se numa região onde atua um campo gravitacional, este sofre a ação da força peso, dada pelo produto de sua massa m pela respectiva aceleração gravitacional local, g. Geralmente, usa-se o módulo da aceleração gravitacional, uma vez que se sabe, a exemplo da Terra, que a aceleração gravitacional tem direção radial e nos sistemas de referências utilizados as grandezas positivas apontam do centro da Terra para fora, consequentemente, o campo gravitacional g é negativo para baixo. Desta forma temos, matematicamente, o módulo do peso do objeto dado pela equação:
P = m.g
OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivos determinar o centro de gravidade de figuras geométricas de forma teórica e prática, para que se possa entender os princípios da determinação desta atividade. Os valores deverão ser comparados para que se possa confirmar a certeza dos métodos utilizados.
Centro de Gravidade (C.G.)
Dadas as Figuras Planas abaixo, determine o centro de gravidade.
OBS.: Para figuras planas compostas (caso do trapézio) utilize as expressões para calcular as coordenadas do C.G.: