Determinação de tensão superficial em liquidos
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo determinar a tensão superficial dos líquidos em específico o da acetona, etanol e água pelo método da gota.
INTRODUÇÃO
A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-).
No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para frente e para trás. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força.
Já no que dizem respeito às moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, portanto suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e abaixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água.
A tensão superficial da água é a mais alta de todos os líquidos, igual a 72 dyna/cm. Isso explica vários fenômenos. Dentre eles, os principais são: a forma esférica das gotas de água.
Alguns insetos podem andar sobre a água. Inclusive, nos lagos, existem duas comunidades de microrganismos: os nêustons, que são bactérias, fungos e algas; e os plêustons, formados por plantas superiores e alguns animais pequenos, como larvas e crustáceos. Essas comunidades são sustentadas pela tensão superficial da água.
Esse fenômeno explica também por que objetos pequenos, como lâminas de barbear e clipes (que são feitos de aço e, que, portanto, possuem uma densidade