Determinação de Resistencia a Tração
CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM
AGRICULTURA DE PRECISÃO
Determinação da Resistência à Tração
Prof. Dario de Almeida Jané
Edir
Felipe Munerato da Silva
Hugo
Igor
Isabela
Pompéia/SP
27 de Agosto de 2014
1. INTRODUÇÃO
A publicação deste estudo, vem a partir do ensaio de determinação da resistência a tração do dia 27/08/14, de forma a obter certa considerações a partir do ensaio realizado e com comparações com a literatura.
O ensaio de tração e mais utilizados em matérias metálicos devido a facilidade de execução e reprodução, podendo ser realizado de duas formas: “ensaio de tração convencional e ensaio de tração real”. (UFRGS,2010). O porque do ensaio de tração?, apresenta uma uniformidade das tensões aplicadas ao corpo de prova, e ao lento incremento das cargas, desta forma possibilitando uma caracterização do comportamento, “elástico e plástico do material estudado em questão”.
Ensaio este que disponibiliza dados quantitativos obtidos através da curva de Tensão- deformação, onde estão presente:
Modulo Young (elasticidade) e Coef. Poisson
Limites de Proporcionalidade, de escoamento, de resistência
Modulo de resiliência, modulo de tenacidade e alongamento.
O ensaio de tração tem a principal função de analisar as propriedades dos materiais, de forma que a partir desta analise, pode ser destinar devidos materiais, a sua determinada aplicação na engenharia, onde o comportamento deste materiais influenciara na sua aplicação.
Neste ensaio o uso da maquina de ensaio universal, aplica sobre o material a força de tração, normal, onde o corpo de prova sofre as tensões elasticidade, passando para tensão plástica chegando a tensão máxima de ruptura. a força que a maquina exerceu sobre o corpo de prova foi de 27115,82 N.
2. OBJETIVO
O relatório em questão tem como objetivo caracterizar a determinação a resistência a tração, o ensaio realizado apresenta o corpo de prova de