Determinação de Propriedades Físicas: (Ponto de fusão).
As propriedades físicas das substâncias nos permitem identificá-las e até mesmo verificar se uma substância é pura. Na análise de uma amostra desconhecida, as comparações das propriedades físicas obtidas para essa substância com os dados da literatura, pode conduzir à sua identificação.
Geralmente, as propriedades físicas são: cor, forma cristalina (caso seja um sólido), índice de refração (caso seja um líquido), densidade , solubilidade, ponto de fusão (que citaremos nesse relatório), ponto de ebulição e características de sublimação. Quando um composto é isolado ou sintetizado, essas propriedades, quase sempre acompanham o registro na literatura.
Ponto de Fusão:
O ponto de fusão designa-se a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o líquido. O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas da substância sólida, quanto mais forte for a interação dessas moléculas mais alta será a temperatura necessária para separá-las para que a substância se encontre no estado líquido.
Para substâncias puras, a mudança do estado sólido para o líquido é bem definida, dentro de +/- 0,5 ºC, sendo a temperatura de fusão valioso instrumento para fins de identificação e um critério útil de pureza. Caso o líquido for resfriado, ocorrerá solidificação à mesma temperatura e , para uma substância pura, o ponto de fusão e o ponto de solidificação são os mesmos.
O ponto de fusão é influenciado pela presença de outras substâncias fazendo com que seja maior o intervalo entre o início e o término da fusão. Muitas substâncias se decompõem durante o processo de fusão; isso é usualmente detectado pela mudança da coloração durante a fusão ou pela liberação de gases.
Pode ser detectado por dois tipos de aparelhos: aquele em que o aquecimento da amostra é feito através de um capilar imerso num banho de aquecimento e aquele em que é feito sobre uma placa de metal eletricamente aquecida.
Manuseio de