Determinação de propriedades físicas
Engenharia Química
Química Orgânica Experimental I
DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS
Acadêmicos:
Keyde Daiany Costa Souza
José Anderson Cavalcante Costa
Wesley Rodrigues Costa
Montes Claros/MG
Agosto/2014
DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS
Resumo:
Neste trabalho determinaram-se as propriedades físicas, ponto de fusão, de três sólidos puros acetanilida, ácido salicílico, ácido acetilsalicílico e o ponto de ebulição de três amostras líquidas Butanol, etanol e álcool Isopropílico. Verificaram-se a eficácia da técnica utilizada, determinação de propriedades físicas, chegando-se nos resultados esperados de ponto de fusão e ebulição das amostras em análise, tais quais, Acetanilida: ponto de fusão 135°C, ácido salicílico: ponto de fusão 150°C ácido acetilsalicílico: ponto de fusão 135°C, Butanol: ponto de ebulição 110°C, álcool etílico: ponto de ebulição 84°C e do álcool isopropílico: Ponto de ebulição: 105°C.
Objetivos:
A prática tem como objetivo determinar o ponto de fusão da acetanilida, ácido acetilsalicílico e ácido salicílico e o ponto de ebulição do butanol, etanol e álcool isopropílico, através da técnica de determinação das propriedades físicas.
Introdução:
O ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Ponto de fusão é a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão. As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maiores quanto mais impurezas contiverem as substâncias. Dependendo do aparelho o aquecimento pode ser feito eletricamente ou através de banho. Há vários líquidos que pode ser utilizado como banho de aquecimento e, neste caso, o líquido escolhido depende do sólido a ser fundido.