Determinação de cloreto de sódio na areia
A construção civil tem um papel extremamente importante no desenvolvimento do país, ela é uma das principais responsáveis por alavancar todo o crescimento do Brasil assim como todos os países em um contexto geral. Um forte exemplo pode ser notado através do concreto protendido, que é utilizado em construções que sofrem constantes pressões em obras de grandes portes. Para obter uma vida útil de largo prolongamento e maior durabilidade, deve conter nas proporções das normas ABNT a menor quantidade possível de cloreto de sódio de modo geral em uma estrutura, uma vez que este influência ao longo do tempo na deterioração e corrosão das partes integrantes do concreto, ou seja, o ferro.
Nesta experiência usou-se a metodologia de Mohr, esta é a mais recomendada para a determinação da quantidade de cloreto de sódio em uma determinada amostra. Nessa metodologia é necessário o uso da substância nitrato de prata para a determinação da quantidade de cloreto de sódio na areia, com objetivo de testar a sua qualidade que será destinada à construção civil.
2. Objetivo Geral
Determinar pelo método Mohr, as concentrações de cloreto sódio nas amostras da areia.
2.1 Objetivo Específico
Analisar através das normas da ABNT os níveis de cloreto de sódio na amostra de SiO2.
Obter a qualidade esperada e alta durabilidade do concreto protendido na construção civil.
3. METODOLOGIA 3.1 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Foi utilizado neste trabalho amostra de areia fina (SiO2) disponível no laboratório de química da Unisul campus Pedra Branca.
Cromato de Potássio (K2CrO4) 05 gotas.
Nitrato de Prata (AgNO3) 0,01 ml
Água deionizada 100 ml.
3.2 Equipamentos utilizados
Erlenmeyer de 250 ml
Proveta de 100 ml
Bureta de 50 ml
Becker 500 ml
Balança
Termômetro
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após realizar o experimento para comprovar o