RELATORIO QUIMICA
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
André Henrique Oliveira Rosa
Gabriel Vilela Marçal de Figueiredo
Leonardo ScharanckExperimento n°: 03
Separação dos componentes de uma mistura
Prof. Elaine KikutiDisciplina: Química Experimental
Ituiutaba – MG
03/01/2014
1. Introdução
A vida cotidiana é permeada de misturas, que são utilizadas e consumidas pelo homem em larga escala. De uma maneira geral, os materiais não são feitos de elementos puros nem de compostos puros. A exemplo do ar que respiramos, dos alimentos que consumimos, da nossa própria constituição biológica, entre outros.
Todo material que contem duas ou mais substâncias (simples ou compostas) que não estão combinadas quimicamente constituem uma mistura. Muitas vezes o ser humano precisa obter certas substâncias para os mais variados fins, e para tal, é necessário que explorar técnicas de separação (ou fracionamento) de misturas.
Neste experimento, foram trabalhados alguns processos físicos de separação de misturas, a saber:
Sublimação: é a passagem direta do estado físico (ou de agregação) sólido para o gasoso. É evidente que nem todas as substâncias sublimam, mas eis algumas que podem sofrer este processo físico: iodo, naftalina, cafeína, dióxido de carbono, etc. Esta técnica é usada para separar sólidos que sublimam dos que não sublimam.
Evaporação: neste aquece-se a mistura de modo que a substância mais volátil (que evapora mais rapidamente) é obtida na forma de vapor e se mostra bem adequada para separar sólidos de líquidos.
Extração: é um processo em que se usa um solvente que dissolve determinada substância encontrada numa mistura, e assim o mesmo a separa da substância insolúvel a ele.
Filtração: é empregado nesta técnica o uso de um material poroso na separação de um sólido de um líquido. Os mais comuns são o filtro de papel e o carvão ativado.
2. Objetivo
Este experimento foi realizado com o fim de empregar