filosofia
Epicurismo é o sistema filosófico ensinado por Epícuro de Samos, ele propunha uma vida de contínuo prazer como chave para a felicidade, esse era o objetivo de seus ensinamentos morais.
Ceticismo é uma doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza a respeito da verdade, na admissão da incapacidade de compreensão de fenômenos religiosos e espirituais ou mesmo da realidade. Teve um representantes Pirro de Élis. Os princípios da obra são 3. O primeiro fala da palavra acatalepsia que define a impossibilidade de conhecer a própria natureza. Qualquer afirmação pode ser contraditada por argumentos igualmente válidos. A segunda preservar uma atitude de suspensão, nenhuma afirmação pode ser considerada melhor que a outra. A terceira Pirro conclui que, dado que nada pode ser conhecido, atitude adequada e ataraxia a despreocupação.
Pirro afirma que para o caminho do sábio é perguntar-se três questões. O que são as coisas e de que são constituídas. Como estamos relacionados a estas. Qual deve ser nossa atitude em relação a elas.
O Epicurista conquistou grande número de seguidores, no antigo Mundo.
O período Helenístico, surge o período greco-romano que corresponde ao período da expansão do império Romano até a decadência. No período greco-romano ocorre a assimilação da cultura grega o que proporcionou que tivéssemos acesso ao grande acervo da cultura. E com isso seus representantes principais Filosofia Medieval, Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea.
A Filosofia Medieval que foi fortemente marcado pela influência da Igreja Católica. Principais representantes foram Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
A Filosofia Moderna se desenvolveu durante os