Green Supply Chain
Caio KoitiR.A.: 20168599
Daniel Ramos da SilvaR.A.: 20299581
Davi MourariaR.A.: 20301707
Marcel Carubbi MottaR.A.: 20303226
Marcelo Santos FonsecaR.A.: 20356474
Professor: Ricardo ReolonSÍNTESE - GREEN SUPPLY CHAIN (GSC)
INTRODUÇÃO
O tema Green Supply Chain GSC é um conceito relativamente novo em que a cadeia de suprimentos tem a proposta de priorizar a sustentabilidade em todas as etapas do produto, desde o projeto até a fabricação, transporte, armazenamento, utilização e se necessário o descarte e reciclagem. Logo, a cadeia de abastecimento verde oferece a oportunidade de aumentar a eficiência e qualidade do produto, com um preço menor, através do seu desempenho ambiental, social e econômico. O GSC também refere-se à maneira pela qual as inovações na gestão da cadeia de suprimentos e compras industriais são consideradas no contexto do ambiente e emergiu com uma abordagem fundamental para empresas que querem se tornar ambientalmente sustentáveis.
O GSC vem sendo estudado e pesquisado de forma intensa nas últimas décadas. Devido às pressões ambientais por conta, principalmente, do governo, por todos outros stakeholders, e pela sociedade como um todo; a adoção do GSCM tem se expandido em diversos países de todos os continentes do Mundo. Em paralelo ao crescimento do interesse pelo tema, as empresas estão continuamente em busca de novas ideias e métodos que lhes permitam alcançar a sustentabilidade ambiental. Um grande exemplo é o Wal-Mart, que no inicio de 2007 lançou um novo programa que visava melhorar a sustentabilidade da empresa. E isso não só para a Wal-Mart, mas também para seus clientes, fornecedores e associados. Com isso a empresa começou a perceber que economizaria milhares de dólares, pois economizaria em insumos fundamentais como: água, energia e combustível, além de reduzir os desperdícios.
Atualmente, a Green Supply Chain é tratada como um estratégia intimamente ligada as atividades das organizações que visa não