Gestão da cadeia de suprimentos e sustentabilidade
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E SUSTENTABILIDADE
Palavras Chaves: Gestão da Cadeia de suprimentos, sustentabilidade, logística verde, preservação ambiental.
1. Introdução
A era atual com base nas questões ambientais representa um desafio recente para empresas de manufatura e produção ao redor do mundo. A grande questão está em desenvolver caminhos em que o desenvolvimento industrial e a proteção do meio ambiente permitam a coexistência simbiótica.
Fleischmann et al. (1997) notou que as questões econômicas e ambientais muitas vezes são entrelaçadas. Citam como exemplo, o caso em que os custos crescentes de descarte dos resíduos fazem com que a redução dos desperdícios seja de forma mais econômica e, juntamente com a formação da consciência ambiental dos consumidores representam novas oportunidades de mercado.
De maneira ideal, induz a combinação das vantagens ecológicas e econômicas como sugerido dentro do conceito da economia sustentável.
O foco da estratégia corporativa tem sido tradicionalmente no aumento do volume de vendas, por redução de custo que levam a lucratividade das operações. Contudo, com a crescente questão que envolve a limitação de recursos, o aquecimento global, a emissão dos gases estufa (GHGs) e o estado de saúde do consumidor aumentaram a urgência das empresas em incorporar o fator da sustentabilidade nas suas estratégias (LEE, 2010).
Com o desenvolvimento da Internet e a circulação das notícias 24 horas, as companhias se encontram constantemente sob o olhar vigilante do público e da sociedade em geral. Práticas não sustentáveis ocultados na cadeia de suprimentos são elementos em potencial para serem altamente censurados ao tornar a informação no domínio público, que se propaga rapidamente, danificando a imagem e o valor da marca de uma companhia e descontentando os acionistas.
Alguns fatos recentes que evidenciaram esta abordagem. O efeito que o derramamento de óleo no golfo da costa dos