determinação de cations
Curso de Química
Disciplina: Química Analítica I – 1º/2014
Prof. Dr. Jonatas Gomes da Silva
Academico: Daniella de Andrade Viana Matrícula: UC10022361
Atividade 1) Elabore um procedimento de separação e identificação para os seguintes
Cátions: Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+.
Cálcio, estrôncio e bário formam carbonatos insolúveis em solução alcalina. O magnésio não precipita com hidróxido em presença de excesso de íons amônio que reduzem a concentração dos íons hidróxidos a um valor tal, que o produto de solubilidade do hidróxido de magnésio não é atingido. Por razões semelhantes, o carbonato de magnésio não precipita na presença de excesso de íons amônio.
Esta propriedade permite separar os íons Mg2+ de Ca2+, Sr2+ e Ba2+.
Reação com Base Forte
Deve-se observar a formação de um precipitado branco gelatinoso de Mg(OH)2.
Mg2+(aq) + 2OH-(aq) Mg(OH)2(s)
Este precipitado deve dissolver-se na presença de sais de amônio. A adição de sais de amônio resulta num aumento da concentração de íons NH4+ que ocasiona um deslocamento do equilíbrio da dissociação da amônia no sentido da formação de amônia não dissociada.
NH3 (aq) + H2O (l) = NH4+ (aq) + OH- (aq)
Este deslocamento de equilíbrio implica numa diminuição da concentração de íons OH-. Quando a concentração de íons OH- for reduzida a um valor total tal que o produto de solubilidade do Mg(OH)2 não for mais atingido deve haver dissolução completa do precipitado.
Prova de Chama
Estes íons originam as seguintes colorações à chama do bico de Bünsen: Os íons cálcio proporcionam à chama uma coloração vermelho tijolo, o bário, verde-amarelado e o estrôncio, vermelho carmim.
Devemos tomar o cuidado para não confundir a coloração verde-amarela, produzida por um sal de bário, com a coloração verde de um sal de cobre.
Ao fazer-se o teste de chama, deve-se sempre utilizar sais umedecidos com ácido